top of page

Meu Segredo...

Oque está por tras do Esmero e da Arte?

 “Quem pensa que a comida só faz matar a fome está redondamente enganado. Comer é muito perigoso. Porque quem cozinha é parente próximo das bruxas e dos magos. Cozinhar é feitiçaria, alquimia. E comer é ser enfeitiçado. Sabia disso Babette, artista que conhecia os segredos de produzir alegria pela comida. Ela sabia que, depois de comer, as pessoas não permanecem as mesmas. Coisas mágicas acontecem”

Nascido de família Luso-Italiana, crescido em meio a cozinhas lotadas de gente preparando deliciosas iguarias, especialidades de pais para filhos, pratos destinados à cada evento do ano e à cada data comemorativa.

       Em viajens pelo mundo, sempre buscando vivenciar os costumes mais básicos de cada povo: as comidas e as bebidas tradicionais.

       Porém, não só as receitas me interessavam, aquele algo mais, aquela magia, aquele encanto que fazia com que certas receitas soassem como um mantran encantador dos mais criteriosos paladares.

       Descobri que o ponto crucial, que determina a elaboração de um "manjar dos deuses" ou de um simples aglomerado de conteúdos, é o Amor colocado em cada ingrediente, é a Maestria com que se Vive cada passo de um preparo de alimentos, é a Criação de uma "alma" associada à cada prato.

      Assim, na tentativa de traduzir oque sinto ao preparar uma receita, escolhi o Esmero como balisa da qualidade e do empenho na elaboração da Arte com que merece ser vista cada alimento preparado.

Penso que apropriar-se de uma porção de energia da Natureza, requer que seja usado o Respeito e o Amor para que a mesma seja honrada e valorizada. Daí podemos comer ou beber também com a Alma.

                                                                                              Mario Faria

bottom of page